Antes de falar sobre Meio Ambiente, vamos conhecer  a definição desse conceito:

 

     Meio ambiente é um conjunto de unidades vivas ou não e  que interagem de forma natural. Fazem parte desse  sistema  ambiental  todo tipo de vegetação, animais, micro organismos, solo, rochas, atmosfera.  Fenômenos naturais, também chamados de “desastres ecológicos”, como tempestades, seca, incêndio de matas, enchentes, erupções vulcânicas, terremotos, além dos fenômenos físicos  como clima, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, também são elementos de composição do meio ambiente.

      Essa fonte de energia ambiental, mesmo sem a interferência do ser humano,  é capaz de  causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre  todos os seres vivos   que habitam este  planeta, com influência direta na nossa qualidade de vida. Quando o homem interfere, depredando o eco sistema ao seu redor, os efeitos tornam -se  mais nocivos uma vez que a poluição gerada pelo comportamento humano afeta diretamente o meio social em que vive.

A palavra SUSTENTABILIDADE  é a chave para manter a harmonia entre os seres vivos e o ambiente ecológico que habitam. É a conservação desse ambiente e, principalmente, é a preservação dos recursos existentes, através de medidas educativas e políticas. É olhar para a frente, para o futuro e se importar com as próximas gerações.

 

Meio Ambiente

 

        Em nossa região e arredores muitos recursos hídricos e mananciais  não permitem a vida aquática. Porém o grande desafio  é a urgência em diminuir o impacto ambiental que a poluição do nosso querido e útil rio Tietê causou e causa de maneira surpreendente, fazendo com ele seja um visto como um  inimigo para a saúde de nossa população e um criadouro de mosquitos. Se, ao invés desse quadro de abandono, ele fosse limpo e revigorado, poderia ser utilizado como canal de navegação, haja vista ser  uma excelente solução  para desafogar o trânsito caótico das Marginais que ligam nossos municípios à cidade de São Paulo e também ser  utilizado como meio de transporte de cargas para o interior do estado, onde seu leito tem  maior capacidade de navegação.

       As MENINONAS  estão acompanhando o tratamento que está sendo dado ao nosso rio,  para informar e divulgar o trabalho de recuperação de suas águas e de todo ambiente que o envolve, como  margens e a respectiva mata natural.

E VAMOS COBRAR!

O Rio Tietê em 1905 na cidade de São Paulo

Vista do rio Tietê em 1905, antes de ser poluído.

Foto atual do Rio Tietê poluido.

Seja uma Meninona!