Proteção do Meio Ambiente

    O meio ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações.
       

  As pessoas estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos e que sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações. Dentro desse contexto, as MENINONAS S.A. estão comprometidas com a qualidade ambiental do nosso planeta. 

 

Eventos e fotos estão na aba realizações.

 

Clique aqui para ver todas as ações. 

  O Grupo Meninonas S.A. – Solidariedade e Alegria cresceu e amadureceu. Nosso trabalho dirigido à Educação e Respeito para com o  Meio Ambiente ganhou simpatizantes e apoiadores. Focamos nossa linha de ação para o Parque Ecológico de Barueri/Alphaville, onde o trabalho é interminável  e estimulante e  lá pretendemos continuar a desenvolver   ações que contribuam para o lazer das milhares de pessoas que visitam o Parque todo final de semana.

 

  Este ano já podemos comemorar nosso sucesso  usufruindo do nosso quiosque decorado com pérolas pink e pretas, dentro da praça que recebeu uma  escultura e uma placa com nosso nome. Já  podemos  caminhar pelas trilhas pavimentadas e ver as oito placas educativas que doamos para o Parque e que lá permanecerão para sempre.

 

  Podemos ver nossa região mais florida porque distribuímos 400 mudas de árvores nativas (ipês rosa e roxo)  para comemorar o dia da árvore...! E, sem parar por aí, no dia 6 de março de 2015, caminhamos na trilha das placas e  nos reunimos para um animado pique nique. Nesse dia, lançamos a Campanha de Adoção de Quiosques, para revitalização e manutenção. Originalmente construídos com blocos de cimento,  ganharão    pinturas temáticas e coloridas por meio de uma parceria com  a Fundação Alphaville, Prefeitura do Município de Barueri e  empresários da nossa região.

 

  Estamos vivendo um novo ciclo ecológico, como expectadores da finitude de nossos recursos naturais e conscientes do papel do homem nesse desastre ambiental. Neste  momento de desequilíbrio ambiental,   O Grupo Meninonas S.A.  vai  trabalhar visando retroceder essa agressão e despertar em todos um olhar de compaixão e respeito pelo planeta que habitamos. Somos muitas e podemos divulgar infinitamente essa nova postura.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

Inauguração da Praça das Meninonas

21 de Setembro de 2014

 

    Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo. “ Mahatma Gandhi"

Dentro da Missão do grupo MENINONAS S.A. está a realização de ações que busquem aproximar as pessoas da necessidade de termos uma relação harmoniosa com o meio ambiente em prol da qualidade de vida para a humanidade e para todos os seres vivos.

Nas atividades relacionadas ao mês do SETEMBRO VERDE, a tão sonhada Praça das MENINONAS foi inaugurada no dia da árvore, 21 de setembro de 2014 no Parque Ecológico do Tietê. 

Alem do apoio à divulgação de um novo Parque agora sob Administração Municipal,, temos um cantinho aonde poderemos praticar a conscientização do meio ambiente sustentável.Cabe lembrar que somos as “pioneiras” nesse inicio de revitalizacao do Parque.

Veja as fotos

Realizações

Diretora do Meio Ambiente

 Diretora da Proteção ao Meio Ambiente, Marisa Alonso é uma estudiosa em assuntos ambientais.Representa o grupo Meninonas S.A. no Comitê da Sustentabilidade no município de Barueri, participando em todas as atividades do Programa Cidades Sustentáveis. Os Aquíferos Brasileiros foi o tema escolhido para a conclusão do curso de Gestão Ambiental .

10411104_10202052792920253_4655425357331602805_n.jpg
10411104_10202052792920253_4655425357331602805_n.jpg

press to zoom
CLIPPING- KATIA.jpg
CLIPPING- KATIA.jpg

press to zoom
10444402_829015093830562_1705921555684229125_n.jpg
10444402_829015093830562_1705921555684229125_n.jpg

press to zoom
10411104_10202052792920253_4655425357331602805_n.jpg
10411104_10202052792920253_4655425357331602805_n.jpg

press to zoom
1/5

Prêmio Cidades Sustentáveis

03 de Dezembro de 2014

 

    Desde janeiro de 2013, Barueri é cidade signatária do Programa Cidades Sustentáveis. São 100 indicadores que buscam melhorar a qualidade ambiental, econômica, social e cultural.


Dia 3 de dezembro de 2014, Barueri concorreu, em Brasília, ao prêmio Cidades Sustentáveis, outorgado pela primeira vez. Foram 57 municipios brasileiros participantes.


Sorocaba e Goiânia , cada uma na sua categoria por nº de habitantes, ficaram com o prêmio.


O compromisso com a sustentabilidade está em cada um de nós. Juntos com o Governo e outras associações, empresas, imprensa , etc. conseguiremos êxito nessa iniciativa e seremos capazes de reverter os danos ambientais que nós mesmos causamos. O Grupo Meninonas se fez presente. O compromisso com a melhor qualidade de vida é nossa prioridade.

 

Quanto mais cidadãos envolvidos, mais rapidamente atingiremos nossos objetivos.

IMG_8974.jpg
IMG_8974.jpg

press to zoom
IMG_9082.jpg
IMG_9082.jpg

press to zoom
IMG_8992.jpg
IMG_8992.jpg

press to zoom
IMG_8974.jpg
IMG_8974.jpg

press to zoom
1/10

Caminhada de Conscientização Ecológica na Praça das Meninonas

06 de Março de 2015

 

EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL e Celebração do dia Internacional da Mulher. Como diz a nossa Diretora de Proteção ao Meio Ambiente, Marisa Alonso: Misto de comemoração do Dia internacional da Mulher com tributo à Natureza. Educando no século 21 para que os habitantes da Terra do século 22 consigam respirar, se hidratar e comer (ar - água - solo )! Juntas multiplicamos a proteção ao Meio Ambiente! "

Veja as fotos

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

Pedagio Ecológico Meninonas S.A.

27 de Setembro de 2014

 

    Sempre focando as boas práticas de respeito à natureza, o Grupo Meninonas S.A. promoveu nesse sábado, 27 de setembro de 2014 a Campanha de Incentivo ao Plantio de Árvores.

 

Foi feita a distribuição de mudas de árvores nativas, como o Ipê Roxo. que produz raízes menores e fornecem sombra e flores , alem de outros brindes fornecidos pelas MENINONAS., como o lixocar e água.

 

As mudas que serão distribuídas foram doadas pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, diretamente do Viveiro do Centro de Educação para a Sustentabilidade – CES, da Fundação Alphaville.


Com essa iniciativa pretendemos mostrar como é simples o plantio de árvores pela cidade e chamar a atenção para a responsabilidade da proteção da muda até seu desenvolvimento e como as árvores são imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida em cidades poluídas.

Veja as fotos

Matérias Interessantes sobre o Meio Ambiente

Rio Tiête Limpo

  Em nossa região e arredores muitos recursos hídricos e mananciais  não permitem a vida aquática. Porém o grande desafio  é a urgência em diminuir o impacto ambiental que a poluição do nosso querido e útil rio Tietê causou e causa de maneira surpreendente, fazendo com ele seja um visto como um  inimigo para a saúde de nossa população e um criadouro de mosquitos.

 

Se, ao invés desse quadro de abandono, ele fosse limpo e revigorado, poderia ser utilizado como canal de navegação, haja vista ser  uma excelente solução  para desafogar o trânsito caótico das Marginais que ligam nossos municípios à cidade de São Paulo e também ser  utilizado como meio de transporte de cargas para o interior do estado, onde seu leito tem  maior capacidade de navegação.

Sustentabilidade

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

 

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

 

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”

Desenvolvimento e a Sustentabilidade do Meio Ambiente

  Na vigésima nona conferência da F.A.O (órgão das Nações Unidas para a agricultura e alimentação), levantou-se a importância do fato de que o desenvolvimento tecnológico e de práticas de plantio e criação animal para as zonas rurais ao redor do mundo; devem, antes de tudo, terem a preocupação primordial com a sustentabilidade do meio ambiente. Estabelecer parâmetros, normas e procedimentos para que os agricultores e qualquer outra empresa que se dedique a esse tipo de atividade tenha aconsciência de que o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no ambiente em que atuam, tem de ser encarado como a única forma de progresso possível. E por razões muito simples.

 

Os problemas advindos da exploração indiscriminada dos recursos naturais e das práticas predatórias em determinadas culturas; pode em muito pouco tempo, inviabilizar o uso de terras e a extração desses recursos naturais.

Please reload

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6

Green Aplee Day

25 de Setembro de 2015

 

O Grupo MENINONAS S.A. – SOLIDARIEDADE E ALEGRIA, participou no dia 25 de setembro de 2015, como parceiro e apoiador, do movimento “Green Apple Day Service”. Trata-se de um evento mundial voltado à sustentabilidade nas escolas, incentivado por profissionais da construção sustentável que, em todo o mundo, realizam ações voluntárias nesse dia buscando fortalecer comportamentos sustentáveis no ambiente escolar. O evento está em sua 4º edição em 2015 e envolve mais de 40 países.É outra iniciativa de pioneirismo da municipalidade de Barueri promovida entre a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, a LCP ENGENHARIA & Construções , a GREEN DESIGN Consultoria Sustentável, o Grupo MENINONAS S.A. e o Programa ARKIDEIAS.Green Apple Day na EMM Professora Maria Meduneckas, em Barueri!

MENINONAS NA SUSTENTABILIDADE - MDOS BARUERI

12 de Janeiro de 2019

 

Sustentabilidade é o que o movimento social Meninonas S.A. vem praticando há 9 anos. No entanto apenas há um ano aderimos oficialmente ao MODS - Barueri e apoiamos todas as suas ações. Assim participamos da comemoração de 5 anos de existencia ODS Barueri.

MENINONAS ALIADAS A SUSTENTABILIDADE MUNDIAL – NOVEMBRO 2018

22 de Novembro de 2018

 

O grupo Meninonas S.A. tem como missão a Ajuda Humanitária, a Proteção ao Meio Ambiente, a Proteção aos Animais e o incentivo ao empreendedorismo. Todas essas ações estão associadas ao MOVIMENTO NACIONAL OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ( ODS) DE BARUERI. Trata-se de uma iniciativa da ONU para ações que tornem o Mundo melhor e sustentavel na responsabilidade social. No dia 22 DE NOVEMBRO DE 2018 participamos como Apoiadoras e como Expositoras, na Mostra de Projetos da Sustentabilidade – ODS BARUERI. Meninonas expos e divulgou o grupo para atender o nosso objetivo da responsabilidade social. 

 

SETEMBRO VERDE - 2018 MENINONAS NA NATUREZA

21 deSetembro de 2018

 

O grupo Meninonas S.A.- Solidariedade e Alegria realizou no dia 21 de setembro de 2018, um piquenique que objetivou a CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL e a celebração antecipada da Primavera. Foi um encontro bem informal onde visitamos o PEB - Parque Ecológico de Barueri fazendo também o nosso lanchinho tradicional A nossa Diretora de Proteção ao Meio Ambiente, Marisa Alonso a Diretora do Meio Ambiente do grupo Meninonas S.A. palestrou sobre a nossa visão da sustentabilidade Devemos repensar nossa maneira de consumir. Nossas ações devem ser extensões das nossas crenças.

PASSEIO ECOLÓGICO MENINONAS

15 de Março de 2018

O grupo Meninonas S.A.- Solidariedade e Alegria realizou no dia 15 de março de  2018, um piquenique que objetivou a CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL e a celebração do mês Internacional da Mulher. Foi um encontro bem informal onde fizemos uma caminhada em visita a “ÁREA DO RUSSO” e fizemos também o nosso lanchinho tradicional . Como diz a nossa Diretora de Proteção ao Meio Ambiente, Marisa Alonso: “Fizemos um tributo à Natureza.Educando no século 21 para que os habitantes da Terra do século 22 consigam respirar, se hidratar e comer (ar - água - solo )! Juntas multiplicamos a proteção ao Meio Ambiente! “

SETEMBRO VERDE

23 de Setembro de 2017

O grupo Meninonas S.A.- Solidariedade e Alegria, sob a Coordenação da nossa Diretora de Proteção ao Meio Ambiente, Marisa Alonso, apoiado pela Secretaria do Meio Ambiente do Municipio de Barueri, realizou um evento de CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL e Celebração do SETEMBRO VERDE no Parque Ecológico de Barueri o PEB. O início da Primavera representa o renascimento da vida, com as suas árvores verdejantes e suas flores nos brindando com o colorido da vida. O grupo Meninonas igualmente se coloriu de verde para celebrar a vida.

PARCERIA COM O PARQUE ECOLÓGICO DE BARUERI

15 de Setembro de 2016

O grupo Meninonas S.A. – Solidariedade e Alegria, como sociedade civil, tem atuado desde 2014, ao lado da SEMA – Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, visando a educação ambiental e também a divulgação do maravilhoso espaço de lazer em área verde que nos é dado na nossa região, que é o Parque Ecológico de Barueri - PEB. No dia 15 de setembro de 2016, a Diretora do Meio Ambiente do grupo Meninonas S.A. e o representando, fez a doação de vários livros lúdicos sobre a educação ambiental, para agregar ao acervo da “Biblioteca Verde”, servindo de consulta a alunos das escolas da região e de interessados em ecologia. Esse espaço também oferece aos domingos as atividades infantis, como a “Hora do Conto” 
onde contadores de estórias leem e explicam os livros educacionais e também realizam o “Teatro de Fantoches” visando a educação aos recursos naturais.

Please reload

Seja uma Meninona!